O Projeto educacional “Boas Energias nas Escolas” desenvolvido pela EDP Distribuição São Paulo que tem como objetivo principal a capacitação dos professores da rede pública de ensino, para que eles possam disseminar, aos seus alunos e toda comunidade escolar o bom uso da energia elétrica de forma segura e sem desperdícios.

Durante o processo de capacitação dos professores, realizada gratuitamente pela EDP SP, envolve o desenvolvimento ao longo do ano letivo, de diversas atividades educacionais, além dos fornecimento de um kit educacional com o material didático para ser utilizado em sala de aula com os alunos da educação básica.


Conheça cada etapa do processo de capacitação dos professores:

  • Palestras de sensibilização;
  • Cursos de capacitação dos professores;
  • Reunião de avaliação e acompanhamento;
  • Visita monitorada à unidade móvel de ensino;
  • Portal da internet “Boa energia”;
  • Gincana cultural “Xô Desperdício.

O foco dessa iniciativa é a redução de custos com o consumo de energia elétrica e também a contribuição com a preservação do meio ambiente, fomentando a educação ambiental em crianças e adolescentes que têm o contato direto com um exemplo prático de sustentabilidade.

Dez escolas foram vencedoras do torneio, que envolveu mais de 18,5 mil alunos, de 25 municípios.

Vencedores da GINCANA CULTURAL EDP | XÔ DESPERDÍCIO

Como premiação, as escolas ganharam um kit completo de geração solar, incluindo os tradicionais painéis fotovoltaicos, com capacidade de geração de 2,8 Kwp, o que corresponde aproximadamente a 300 KWh/mês. Os geradores já estão em operação nas escolas vencedoras e foram instalados com a maxima qualidade e seguração pela Sunergia® energia solar.

Para participar da gincana, as escolas produziram uma série de vídeos educativos e publicaram na plataforma do YouTube, uma iniciativa que envolveu alunos, educadores e familiares. As escolas que produziram vídeos com o maior número de curtidas venceram a competição.

Metas e Benefícios do Projeto

O projeto “Boa Energia nas Escolas” teve como meta beneficiar diretamente educadores e alunos da rede municipal de ensino fundamental em 13 (treze) municípios. Desta forma, o projeto beneficiou 208 (duzentas e oito) escolas municipais, um universo de 1.077 (um mil e setenta e sete) educadores
e um número estimado de 73.500 (setenta e três mil e quinhentos) alunos.
Entretanto, a principal meta foi promover o consumo consciente e seguro da energia em favor da preservação do meio ambiente, bem como multiplicar o conhecimento e a mudança de comportamento junto às famílias e as comunidades do entorno.

Abrangência do Projeto

A EDP Brasil tem por objetivo a prestação de serviços públicos de energia elétrica. Atua em 28 (vinte e oito) Municípios do Estado de São Paulo, especificamente nas regiões do Alto do Tietê e Vale do Paraíba, atendendo aproximadamente 1,401 milhões de clientes e distribuindo 13.268 GWh/ano.

Durante o Ciclo 2012/2013, com o projeto “Boa Energia nas Escolas” buscou atender um universo de 13 (treze) municípios localizados na área de concessão, conforme relação abaixo:

Municípios localizados na área de concessão EDP São Paulo

Mais efetivo do que qualquer explicação teórica é demonstrar na prática, não é? O uso da energia solar em escolas públicas contribui para a educação ambiental de crianças e jovens que podem experienciar como funciona a geração da energia solar e compreender a sua importância.

Ou seja, além de um ganho financeiro, também existem benefícios pedagógicos. A consciência em relação ao meio ambiente precisa ser despertada desde cedo, não apenas em relação à geração de energia, mas nos pequenos atos do dia a dia como não jogar lixo no chão ou evitar o desperdício de água, por exemplo.

Click Aqui Conheça Mais Sobre esse Projeto da EDP SP

Acesse sunergia.com.br e conheça mais sobre a energia solar fotovoltaica!

ComSoltudoMelhora @Sunergia® | energia solar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *