Fazenda Hotel Itapuá – MG

Os custos com energia no campo são altos e consomem grande parte do investimento de produção. Embora a energia solar seja conhecida, principalmente, por gerar eletricidade para aparelhos eletrônicos, lâmpadas e aquecimento de água, ela também pode ser utilizada por produtores rurais de diferentes formas, algumas como:

  1. Fornecimento de Eletricidade – (inclusive em áreas remotas);
  2. Sensores de Solo Movidos a Energia Solar – (alta precisão para medir o volume de umidade do solo, precipitação de chuvas e regular intensidade);
  3. Cerca Elétrica Solar – (protege o patrimônio rural e impede a fuga de rebanhos);
  4. Estufa com Aquecimento Solar – (bastante procurada por diversos ramos do Agronegócio);
  5. Secagem de Colheita e Grãos – (o sol seca os grãos de modo mais uniforme que máquinas);
  6. Irrigação por Bombeamento Solar – (retirada de água e transferência conforme a necessidade);
  7. Tratores Movidos a Energia Solar – (que estão sendo lançados aos poucos).

Um sistema solar fotovoltaico, por sua vez,  gera energia 100% limpa através da luz do sol que abunda em nosso país, uma das fonte de energia renovável mais segura e inesgotável.

Energia 100% limpa e renovável

Através do sistema de geração de créditos energéticos o excedente gerado durante o verão pode ser utilizado como crédito para abater uma conta de luz mais cara no inverno e pode ser utilizado dentro de um período de até 60 meses. A sustentabilidade inerente a essa forma de geração elétrica também é outra vantagem, visto que muitos produtores rurais, antes, tinham como opção para alimentar seus maquinários apenas os barulhentos, poluentes e caros geradores à diesel.

Conservação da vegetação nativa

Sabemos que o aquecimento global pode trazer graves e irreversíveis danos para o meio ambiente e para nossa sociedade a medida que aumenta a preocupação com as consequências desse fenômeno. Uma das mais importantes maneiras de preservar o solo é não praticar o desmatamento, onde a vegetação natural do ambiente possui características e substâncias que conservam o solo e o mantém saudável.

Devido as característica de serra e mata nativa nessa Fazenda, ouve a necessidade de um designer e projeto específico ambientalmente, preservando as características originais do solo e mantendo o controle da vegetação local.

Muitas empresas do setor acabam optando pelo desmatamento na hora de construir uma usina solar fotovoltaica e não se preocupam em saber como preservar o solo.

Instalados 204 painéis fotovoltaicos no Solo

Investimento x Economia

Localizada na cidade de Camanducaia, estado de Minas Gerais, o proprietário da
Fazenda Hotel Itapuá, optou pela própria produção de energia elétrica com uma usina solar fotovoltaica, desde então, vem obtendo muita economia. 

Com um investimento de R$343 mil, o sistema de 75.6 kWp, composto de 204 módulos fotovoltaicos com 370W de alta eficiência da AE Solar e 1 inversor instalados em um curral, agora economiza cerca de 93% dos R$6,9 mil que eram gastos por mês com energia elétrica.

A energia solar, garante a economia por meio da alta incidência dos equipamentos instalados e ainda conta com baixos custos de manutenção.

Inversor Solar e Transformador – conexão ON-GRID

Como você pode perceber, a energia solar em área rural a conta com várias técnicas que demandam investimento inicial, mas rapidamente estes custos são recuperados, visto que o sol é uma fonte de energia GRATUITA e RENOVÁVEL!

Custos das manutenções preventivas e corretivas

Outro benefício da energia solar  são os baixos custos referentes às manutenções preventivas e corretivas. Vale ressaltar que para garantir a economia na manutenção, é fundamental um projeto bem elaborado e uma instalação correta do sistema de energia solar.

Comparando aos sistemas de irrigação e outros sistemas e ferramentas presente no cotidiano rural, a energia solar é uma alternativa muito viável. Mesmo produzindo energia em media 12 horas por dia, a energia solar no campo necessita de pouca manutenção a um custo baixo. Entre os principais cuidados necessários estão a limpeza dos módulos a cada seis meses, que pode ser feita pelo proprietário. Mesmo em meio a plantações e grandes quantidades de poeira, as placas solares contam com uma película antiaderente para evitar o acúmulo de sujeira.

Outro processo fundamental para garantir o funcionamento de um sistema solar é a manutenção elétrica do sistema, esse procedimento deve ser feito apenas uma vez ao ano. Com isso, é possível analisar as condições de geração do sistema, avaliando os disjuntores e fusíveis para garantir o funcionamento adequado.

Tudo isso somado à uma vida útil de MAIS de 25 anos, fazem da energia solar no campo uma alternativa capaz de garantir economia e sustentabilidade. Por isso, a energia fotovoltaica cresce cada vez mais na agricultura e pecuária!

Usina em Solo – energia solar

Se você reside em zonas rurais e quer economizar na conta de luz, saiba que os gastos com energia solar são baixíssimos. Portanto, é possível optar por uma solução de geração de energia limpa para reduzir os custos de energia elétrica em sua propriedade e aumentar seus lucros através do agronegócio.

Acesse sunergia.com.br e conheça mais sobre a energia solar fotovoltaica!

ComSoltudoMelhora @Sunergia® | energia solar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *