Quem mora em cobertura conta com um lugar perfeito para colocar seu sistema de energia solar em apartamento, pois tal tipo de imóvel costuma ter uma boa área de telhado ou laje, por serem áreas maiores e receberem uma boa irradiação solar. Entretanto, existem outros lugares para a instalação em edifícios (como a fachada), desde que seja feito um projeto arquitetônico diferenciado.

Se não for possível utilizar a estrutura próprio prédio para colocar os painéis solares, outra opção é posicioná-los no solo ou em alguma parte da área comum do condomínio. A incorporação de sistemas para a geração de energia fotovoltaica na construção civil é chamada de BIPV (Building Integrated Photovoltaics), em português, trata-se de painéis fotovoltaicos integrados a edifícios. A conciliação entre arquitetura e eficiência energética acontece a partir do funcionamento das placas solares para a geração de energia e, também, para atuarem como elementos da construção na forma de claraboias e varandas, por exemplo.

Estrutura Personalizada para Coberturas

Uma instalação desse tipo permite que a energia solar gerada seja consumida somente pela própria unidade “cobertura” ou compartilhada entre todos os outros apartamentos. Isso dependerá do que foi acordado entre os condôminos e da potência do sistema. Deixamos como ponto de atenção o cuidado importante a ser tomado com o nível de sombreamento do lugar, pois árvores ou sombras de outras construções podem fazer com que o projeto seja inviabilizado, devido à baixa capacidade de geração de energia.

Antes de optar por instalar um sistema de energia solar em apartamento, pesquise a reputação da empresa para saber qual é sua experiência nesse mercado. Qualquer equipamento do tipo deve ser instalado apenas por técnicos especializados com treinamentos e EPI corretos.

Equipe Especializada Sunergia®

Depois que a instalação for concluída, a irradiação solar já pode ser utilizada para a geração de energia. Ela é tratada por meio do inversor de frequência, que a distribui em direção ao relógio bidirecional, equipamento responsável por analisar a potência que os apartamentos demandam.

Com a energia produzida, o relógio de luz só acusará algum valor a ser pago à distribuidora se o consumo das unidades habitacionais do edifício for maior do que a capacidade máxima de geração do sistema. Por outro lado, no caso de sobrar energia solar, será possível cedê-la para a distribuidora, que contabilizará os devidos créditos a serem abatidos das faturas de luz. Durante a noite, não há produção de energia devido à ausência de irradiação solar. Inclusive, essa é a única condição que pode levar seu apartamento a depender da compra de luz elétrica.

StringBox – Proteções Eletrica

Um sistema de geração de energia solar é composto pelos seguintes itens:

  • painel solar: são as placas que transformam a irradiação do sol em energia;
  • inversor de frequência: é o instrumento incumbido de tratar a energia produzida pelo painel, para que os apartamentos possam consumi-la;
  • relógio bidirecional: tem o mesmo papel do relógio da energia elétrica a diferença é que esse equipamento mede o consumo dos apartamentos e a energia emprestada à distribuidora;
  • equipamentos acessórios: correspondem ao cabeamento, aos disjuntores de proteção e aos quadros do sistema de energia solar.

O sistema conta com poucos equipamentos, sendo que essa simplicidade se traduz em uma instalação ágil e os gastos com manutenção são bastante reduzidos, contribuindo para que o dinheiro aplicado volte rapidamente. Outro benefício para o bolso é a economia na conta de energia, visto que as tarifas cobradas no Brasil estão entre as mais caras do mundo.

Inversor Solar SMA – SUNNY BOY

A energia solar é considerada limpa e renovável, portanto contribui para a preservação do meio ambiente. Além disso, um sistema fotovoltaico vem com a garantia de mais de 25 anos das fábricas, o que assegura o retorno do investimento feito. Todo mundo conhece os benefícios que gerar a própria energia pode trazer para o consumidor. Afinal é uma produção de energia limpa e sustentável que ainda pode diminuir em até 95% a conta de luz.

Que tal colaborar com o meio ambiente e o seu bolso, instalando um sistema de energia solar em apartamento? Acesse o site sunergia.com.br e conheça mais sobre a energia solar fotovoltaica!

ComSoltudoMelhora @Sunergia® | energia solar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *