A possibilidade de usar a energia renovável, é uma indicação de futuro próximo a humanidade caminhará para o uso responsável dos recursos naturais. A energia solar vem se consolidando como uma alternativa às fontes tradicionais, pois diversos consumidores têm considerado o ganho financeiro no médio e longo prazo, os benefícios ambientais e a autonomia que ela proporciona.

Energia Solar Fotovoltaica consiste na conversão direta da luz solar em eletricidade. O efeito fotovoltaico é o aparecimento de uma diferença de potencial nos extremos de uma estrutura de material semicondutor, produzida pela absorção da luz. A célula fotovoltaica é a unidade fundamental do processo de conversão.

Para utilizar o sistema em uma casa já construída, é preciso que haja espaço disponível para a instalação das placas, que devem ficar voltadas para o norte, e que o local tenha ótima incidência solar todo o ano. “A energia fotovoltaica gerada não precisa estar voltada para pontos de consumo determinados, pois interage com o sistema da concessionária, gerando créditos que poderão ser consumidos em até 5 anos, não havendo necessidade de baterias.

Quando solicitado um projeto fotovoltaico é necessário que o consumidor entenda alguns princípios antes de adquirir essa solução. A seguir, falaremos dos quatro cuidados antes de comprar painéis solares fotovoltaicos;

  1. Garantia

A maior parte dos painéis que você, oferece garantia mínima de 25 anos utilizando 80% de sua potência inicial. É importante analisar, a empresa fabricante oferece garantia e está em dia com a regulamentação desse tipo de produto. Sempre procure informações sobre manutenção do equipamento.

  1. Eficiência

A eficiência está diretamente ligada com a capacidade de um painel converter a energia solar em eletricidade. Isso é medido em porcentagem e é bom analisar o custo-benefício: Watts/hora por metro quadrado do painel.

Para ficar mais fácil destacamos, que o consumidor deve pensar: quanto mais eficiente Watts por m², o painel será capaz de gerar energia. Entretanto, afeta diretamente no preço. É interessante pensar se o custo vale a pena pelo Watts que ele gera.

  1. Tolerância de Potência

A tolerância, é o resultado da potência e energia realmente gerada pelo painel. Esse número é muito importante, está ligado a quantidade de energia que o painel pode produzir. Você vai encontrar no mercado, painéis com tolerância positiva sobre a energia gerada, está especificada nas instruções do painel.

  1. Qualidade de construção

Sobre painéis solares fotovoltaico, detalhes da construção indicam se o equipamento é de boa qualidade. Um deles, é o estado das proximidades do painel. O quadro de alumínio dessa parte, é um bom sinal. Repare como elas foram anexados, seja por parafusos, solda ou mesmo uma cola.

CUSTO

Obviamente, isso é muito importante, mas não pode ser o fator mais importante na sua compra. Lembre-se, o sistema de energia solar deve durar de 20 a 40 anos, por isso qualidade e desempenho são fundamentais.

Como acontece com a maioria das coisas neste mundo: você geralmente recebe pelo o que você paga!

GARANTIAS E MANUTENÇÃO

Todos os painéis fotovoltaicos perdem de 0,5% a 1% ao ano de sua eficiência por ano. O fornecedor deve lhe fornecer uma garantia de no mínimo 25 Anos de eficiência, assumindo uma perda de no máximo 20% de sua eficiência ao longo dos primeiros 25 anos.

  • O Inversor Solar deve ter uma garantia entre 5 e 10 anos.
  • A Garantia da mão de obra deve ficar entre 1 e 5 anos.

Confiabilidade, a sua relação com a empresa que vai instalar o sistema. Ter um bom relacionamento com o seu fornecedor é fundamental para um projeto tão importante. Um bom relacionamento vai garantir que problemas sejam resolvidos rapidamente, por isso escolha uma empresa que faça você se sentir confortável!

Há dois termos de conhecimento obrigatório painel fotovoltaico e inversor:

  • Painel fotovoltaico – É o sistema que absorve a energia solar e transforma em corrente elétrica.
  • Inversores –  Funcionam para converter corrente contínua em alternada (processo fundamental para a eficiência energética), além de medir a quantidade de energia produzida pelos painéis.

Para que você faça uma compra segura, também é importante conhecer as unidades de medida kWh e kWp, pois você vai escutá-las o tempo todo:

KWp (kilo watt pico), é a unidade de medida de potência. O kWp é a medida de “tamanho” do seu sistema, ou seja, um sistema de 2kwp sempre será menor que um sistema de 5 kwp e sempre vai gerar menos energia quando instalado em um mesmo local com os mesmos componentes. O kWp é o principal e primeiro fator a se analisar em um sistema de energia solar. Desta forma, não adianta comprar um sistema mais barato se ele possuir uma potência de kWp menor;

KWh (kilo watt hora), é a unidade de energia. É a medida de energia que você consome ou gera, caso tenha um sistema de geração. Quando a sua conta de energia chega, você paga por kWh consumidos. O kWh é calculado multiplicando a potência em quilo watts (kW) de cada aparelho pela quantidade de horas que esse aparelho ficou ligado;

Resumindo, significa que kWh é a quantidade de energia que você consome por hora e kWp é a capacidade que os painéis têm de gerar essa energia.

DIMENSIONAMENTO

Essa é uma fase muito importante do projeto. Nela, a empresa contratada irá calcular o seu consumo e, a partir disso, prever a quantidade de painéis que atenderão a sua demanda. Nessa etapa, um erro pode aumentar o risco de faltar energia na sua residência ou empresa. Para conferir o dimensionamento, compare seus dados de consumo da conta de energia (kWh) com a potência oferecida (kWp) pelos painéis. Acesse nossa calculadora e faça seu orçamento instantâneo e sem compromisso.

CERTIFICAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS

O Inmetro certifica os equipamentos utilizados nos sistemas de energia solar, o que confere mais confiança aos produtos utilizados.

Através do Programa Brasileiro de Etiquetagem que fornece informações sobre a eficiência energética dos produtos, entre outros atributos você pode conferir os componentes com o melhor desempenho e a qualidade de cada um.

Depois de passar por todas as etapas que citamos até aqui, avalie a reputação da empresa que você pretende contratar. Observe se ela trabalha com equipamentos certificados; se apresentou um dimensionamento condizente com suas necessidades; se possui experiência em outros projetos e se o corpo técnico lhe passa segurança.

ACOMPANHE SUA ECONOMIA

Com o  sistema de monitoramento você pode acompanhar o seu consumo, após a instalação, através do aplicativo!

Você quer ter sempre o controle completo e uma visão geral do desempenho e do funcionamento do seu sistema fotovoltaico – tanto em casa quanto durante viagens?

Com o portal online abrangente e claro, os operadores podem monitorar, analisar e comparar suas instalações fotovoltaicas de maneira simples e confortável. Todos os dados importantes, como desempenho, rendimentos, consumo, balanço de energia ou estado da carga de seu armazenamento são apresentados de maneira clara e compreensível. Assim, você se mantém sempre informado sobre todos os aspectos de seu sistema fotovoltaico, pode otimizar o consumo próprio e reduzir muito os custos.

 

SISTEMAS FOTOVOLTAICOS CONECTADOS À REDE – GRID TIE

Os Sistemas Fotovoltaicos de Conexão à Rede, regulamentados pela Resolução Normativa da Aneel Nº 687, DE 24 DE NOVEMBRO DE 2015, são caracterizados por estarem integrados à rede elétrica que abastece a população. Diferente dos sistemas isolados que atendem a um propósito específico e local, estes sistemas também são capazes de abastecer a rede elétrica com energia que pode ser utilizada por qualquer consumidor da rede.

Os sistemas conectados têm uma grande vantagem com relação aos sistemas isolados, por não utilizarem baterias e controladores de carga. Isso os torna cerca de 30% mais eficientes e também garante que toda a energia seja utilizada, ou localmente ou em outro ponto da rede. Sistemas de conexão à rede podem ser utilizados tanto para abastecer uma residência, ou então simplesmente produzir e injetar a energia na rede elétrica, assim como uma usina hidroelétrica ou térmica.

Para casas e empresas, estes sistemas também são chamados de sistemas fotovoltaicos de auto-consumo. Se o proprietário do sistema produzir mais energia do que consumir, o consumidor ficará com crédito de energia, que poderá ser abatido em até 05 anos ou transferido para outra unidade consumidora, desde que cadastrada no mesmo CPF, se pessoa física, ou CNPJ, se jurídica. Caso a geração seja inferior ao consumo de energia elétrica, essa diferença será consumida da rede elétrica convencional. Vale observar que o medidor deve ser apropriado para contabilizar o fluxo de energia nos dois sentidos.

Linhas de crédito para financiar compra de placas fotovoltaicas para residências, verifique os principais banco e linhas de financiamento para energia sustentável e redução de emissões de carbono.

Construir seu sistema fotovoltaico pode estar mais perto do que você imagina! Faça uma cotação entre as opções e veja qual está mais adequada ao seu orçamento e o de sua empresa!

Acesse o site www.sunergia.com.br e conheça mais sobre a energia solar fotovoltaica!

 

#ComSoltudoMelhora @Sunergia | energia solar

2 thoughts on “Compra de Energia Solar

  1. I often visit your blog and have noticed that you don’t update it
    often. More frequent updates will give your website higher authority
    & rank in google. I know that writing posts
    takes a lot of time, but you can always help yourself with miftolo’s
    tools which will shorten the time of creating
    an article to a few seconds.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *